Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Caso Marielle: dentista de milicianos de Rio das Pedras atendia Rivaldo e o chefe de investigação de DH

2024-08-14 HaiPress

Rivaldo Barbosa (primeiro) frequentava consultório odontológico,em Rio das Pedras,área de milícia,e,segundo o delegado Giniton Lages (ao centro) disse em depoimento que seu chefe de investigação,Marco Antônio Pinto Barros (último),era amigo de dentista — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/08/2024 - 04:30

Investigação da PF: Milicianos e Dentista de Autoridades ligados a Caso Marielle

A Polícia Federal investiga conexões entre milicianos e um dentista frequentado por autoridades,incluindo o delegado Rivaldo Barbosa. O delegado Giniton Lages revelou a proximidade do chefe de investigação com o mesmo dentista. O caso envolve ainda mandantes dos homicídios de Marielle e Anderson. Depoimentos revelam intrigas e revelações no processo em curso no STF.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A frequência de integrantes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) a um consultório odontológico,na Zona Oeste,berço das milícias,intrigou os investigadores da Polícia Federal. Além do ex-chefe de Polícia Civil,Rivaldo Barbosa,o local era frequentado também pelo chefe de investigação,Marco Antônio Barros Pinto,o Marquinhos,responsável pela elucidação dos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Execuções,desaparecimentos,terreiros de Umbanda proibidos: Complexo de Israel vive sob ditadura do traficante Peixão,que diz ser evangélicoComplexo de Israel: Crença imposta pela violência: ligação de bandido com a religião é estudada por especialistas

A informação da ligação de Marquinhos com o mesmo dentista de Rivaldo e de paramilitares foi prestada pelo delegado Giniton Lages,e consta no complemento do relatório da Polícia Federal,tornado público na última sexta-feira (09/08). Segundo Giniton,seu chefe de investigação é amigo do dentista — cujo nome não será citado,uma vez que não é investigado —,que tem consultório em Rio das Pedras. O delegado informou em seu depoimento que os filhos de Marquinhos e do odontologista são amigos e jogam futebol. Para Giniton,seria "natural" que o seu chefe de investigação,devido à proximidade com o amigo,fizesse tratamento dentário com ele.

Em família: Rogério de Andrade e Maninho recebem homenagens pelo Dia dos Pais da esposa Fabíola e da filha Shanna Garcia

No entanto,Giniton disse ao delegado da Polícia Federal,Guilhermo Catramby,responsável pelas investigações sobre os mandantes do duplo homicídio,que não sabia que o ex-chefe de Polícia Civil Rivaldo Barbosa era paciente do mesmo dentista. Ao se referir ao seu ex-chefe,Giniton disse que o tratamento com ele era profissional.

Rio das Pedras: comunidade teve a primeira milícia do Rio — Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

Na lista de clientes do consultório,segundo as investigações,havia o ex-capitão do Bope Adriano da Nóbrega,chefe do Escritório do Crime,grupo de matadores de aluguel; o tenente reformado da PM Maurício Silva da Costa,o Maurição; e Marcus Vinícius Reis dos Santos,o Fininho. Todos milicianos. Adriano foi morto na cidade de Esplanada,na Bahia,em 9 de fevereiro de 2020,porque,segundo a polícia daquele estado,reagiu à prisão.

Domingos Brazão,preso em Porto Velho,optou por se isolar: 'Lá são duas facções,Comando Vermelho e PCC,imagina',diz esposa

Em seu depoimento na audiência de instrução e julgamento da ação criminal do Caso Marielle,em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF),nesta terça-feira,o delegado Guilhermo Catramby detalhou,por seis horas,como chegou aos mandantes do duplo homicídio. Sobre Rivaldo,ele afirmou não entender como ele conseguia entrar e sair de uma favela ocupada pela milícia,mesmo que seja para ir ao dentista:

Caso Marielle: PF suspeita de lavagem de dinheiro na compra de terreno por empresa de Domingos Brazão

— O lugar (Rio das Pedras) era frequentado pelo delegado Rivaldo Barbosa,sendo certo que se tratava de um lugar hostil para qualquer autoridade policial — relatou Catramby. — Um dentista,cuja clientela,tinha o nome na capa da denúncia da Operação Intocáveis (primeira ação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio contra as milícias,em 2019) — disse o delegado da PF.

Um confronto entre facções rivais por dia no Rio: informação consta em relatório de setor de inteligência da PM

São réus na ação penal pelos assassinatos de Marielle e Anderson,além da tentativa de homicídio contra a assessora da parlamentar Fernanda Chaves: Rivaldo e os irmãos Domingos e Francisco Brazão — conselheiro e deputado federal. Os três são acusados de serem os mandantes. Também respondem no mesmo processo pelo crime: o major da Polícia Militar Ronald Paulo Alves Pereira,apontado como ex-chefe da milícia da Muzema,na Zona Oeste do Rio; e o soldado da PM Robson Calixto da Fonseca,o Peixe,ex-assessor de Domingos Brazão no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Da esquerda para a direita,Chiquinho Brazão,Rivaldo Barbosa e Domingos Brazão — Foto: Agência O Globo e AFP

Nesta quarta-feira,os depoimentos das testemunhas de acusação prosseguem na audiência de instrução e julgamento do Caso Marielle,no STF. O delegado Guilhermo Catramby irá responder às perguntas das defesas de Rivaldo e dos irmãos Brazão. Ainda são aguardadas para depor,pelo menos 70 pessoas.

O advogado de Marco Antônio Barros Pinto não foi encontrado.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap