Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

EasyJet "planeia operar 62%" dos voos programados cá durante greve

2024-08-14 HaiPress

"Devido a esta ação de greve desnecessária,a easyJet teve de cancelar alguns voos do seu programa. No entanto,a companhia aérea planeia operar 62% do seu programa de voos em Portugal durante o período da greve",referiu a companhia aérea,numa nota enviada à Lusa.

 

Questionada pela Lusa,a easyJet esclareceu que "os 62% referem-se à operação original de voos programados com origem ou destino em Portugal antes da greve",ou seja,"a companhia prevê operar 62% dos voos originalmente programados que tocam em Portugal".

"Entre 15,16 e 17 de agosto,estávamos a planear 1.138 voos de e para Portugal,mas tivemos de cancelar 232 voos devido à greve. Isto significa que,de e para Portugal,estamos a planear voar 906 voos",disse a transportadora. 

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) convocou três dias de greve para todos os voos realizados pela easyJet,bem como para os demais serviços a que os tripulantes de cabine estão adstritos,"cujas horas de apresentação ocorram em território nacional com início às 00h01 do dia 15 de agosto e fim às 24h00 do dia 17 de agosto",segundo o pré-aviso entregue no dia 31 de julho.

Assim,um voo que tenha origem fora de Portugal,com destino,por exemplo,a Lisboa e regresso à base de origem não está abrangido pelo pré-aviso de greve.

Em comunicado divulgado hoje,o SNPVAC disse que na segunda-feira foram cancelados pela easyJet 42 voos que se juntam aos 174 anteriormente cancelados em aeroportos de todo o país.

No Porto,referiu o sindicato,estão cancelados pela empresa todos os voos abrangidos pela greve,só sendo realizados os definidos pelos serviços mínimos.

O SNPVAC apelou ao "bom senso da empresa,para que possa ceder nas justas reivindicações dos seus trabalhadores" e que "em vez de cancelar voos em série encontre soluções para evitar" a greve.

A greve foi aprovada em assembleia-geral,com 99% de votos a favor,e o sindicato acusa a empresa de ignorar as várias tentativas de resolução de questões laborais,entre as quais a falta de pessoal e o aumento do número de horas de trabalho.

Na semana passada,a easyJet lamentou o cancelamento de voos devido à "greve desnecessária" dos tripulantes de cabine e destacou que o número de trabalhadores aumentou em mais de 40 desde 2023. No ano passado,a empresa contava com 764 trabalhadores em Portugal,número que ascende agora a 806,disse.

A companhia adiantou que os clientes dos voos cancelados já foram contactados e que terão direito a um reembolso ou à transferência gratuita para um novo voo.

A easyJet aconselhou ainda os clientes que viajam de e para Portugal no período da greve a verificar o estado dos seus voos.

[Notícia atualizada às 17h49]

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Por onde anda Bruno Spindel? Boto opta pela permanência do diretor de futebol no Flamengo, mas em outra função; entenda

Nova novela de Aguinaldo Silva será ambientada na mesma comunidade de outra trama do autor

'Por que não abordar como Game of thrones ou Succession?', diz diretor de série sobre grupo que elegeu últimos 3 presidentes do Flamengo

Brasileiros protestam em quatro cidades contra atrasos nos vistos para Portugal

Morre no exílio na Nicarágua o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes, condenado à revelia por corrupção

Protetor solar, leque, muita água e até ida a shoppings: veja como driblar o calor no Rio

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap