Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Ceramista Dona Izabel, das bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha, é tema de exposição

2024-08-22 HaiPress

Exposição 'Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha',no Crab — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/08/2024 - 03:31

Exposição: Dona Izabel e o Artesanato Mineiro

Na exposição "Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha" no Crab,300 obras de ceramista e artesãos de Minas Gerais são apresentadas,incluindo as icônicas bonecas moringas. A mostra homenageia a arte popular da região e destaca o legado de Dona Izabel na explosão do artesanato a partir dos anos 70.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

No ano em que marca o centenário de seu nascimento,a ceramista Izabel Mendes da Cunha,conhecida como Dona Izabel (1924-2014),é tema da exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”. Inaugurada nesta quarta-feira (21) no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro,o Crab,a mostra reúne 300 obras em oito salões. Vinte e duas delas são bonecas moringas,as tradicionais cerâmicas desenvolvidas pela artesã no sertão mineiro que se tornaram sua marca.

Na Casa Roberto Marinho: Cristina Canale fala sobre mostras simultâneas: 'dois espelhos que se comunicam'Rio Gastronomia: de pratos de restaurantes premiados a quitutes de boteco: o que comer no evento

A partir desse mote,a casa celebra não só a arte da chamada “dama do barro”,mas também outros artesãos da região de Minas Gerais,como explica o curador Ricardo Lima.

— É uma homenagem a ela,a grande bonequeira do Vale,mas não só sobre ela,e sim sobre a arte popular produzida em várias comunidades no Vale do Jequitinhonha. É uma arte secular,mas que só a partir da década de 1970 explodiu,graças a incentivos de políticas públicas de apoio a artesanato. E a Dona Izabel foi uma das grandes personagens dessa história — conta.

Onde: Crab. Praça Tiradentes 69/71,Centro. Quando: Ter a sáb,das 10h às 17h. Até abril de 2025. Classificação: Livre.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap