Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Conheça o vereador mais longevo do país, que pode acumular meio século de mandato se for reeleito

2024-08-22 HaiPress

Nirdo Artur Luz (PL),de Palhoça (SC),é o vereador mais longevo do Brasil — Foto: TSE/Montagem

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/08/2024 - 03:31

Vereador Nirdo Artur Luz: O Mais Longevo do Brasil

O vereador Nirdo Artur Luz é o mais longevo do Brasil,com 48 anos no cargo e podendo chegar a 52 se reeleito. Ele acumula mandatos desde 1976 e é conhecido como "Pitanta". Outro político de SC,Orvino Coelho de Ávila,também disputava o título,mas foi superado por Pitanta em 2020.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Quando Ernesto Geisel era presidente do Brasil e ainda se votava por cédulas de papel,Nirdo Artur Luz (PL) já disputava uma cadeira na Câmara de Palhoça,cidade de Santa Catarina. Caso seja reeleito este ano,Nirdo,ou "Pitanta",como é conhecido,poderá chegar aos 52 anos de mandatos consecutivos. Ele é,segundo a União dos Vereadores do Brasil (UVB),o parlamentar municipal mais longevo do país.

Eleições 2024: Conheça os candidatos a prefeito de todas as capitaisFaça o teste:Com qual candidato a prefeito você mais se identifica?

Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) comprovam que o político foi eleito pela primeira vez em 1976,pelo Aliança Renovadora Nacional (Arena),e,desde então,vem acumulando mandatos sucessivos por outras siglas (são 11 até agora). Ele disputou — e venceu — o último pleito pelo PSD. Agora,com 70 anos,tenta mais uma reeleição pelo PL,do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pitanta tinha 22 anos quando foi eleito vereador pela Arena,sigla que dava sustenção à ditadura. Diferentemente dos outros mandatos,que duram quatro anos,o político ficou por seis anos na função por causa do regime militar,que prorrogou o tempo dos cargos de prefeito e vereador. Segundo o TRE-SC,em 1982,ele disputou o pleito pelo PDS e foi o vereador mais votado na cidade catarinense,repetindo o feito na eleição seguinte,em 1988,pelo PFL,hoje Democratas (DEM).

Documento do TRE-SC,de 1981,que mostra os vereadores eleitos no município de Palhoça (SC) — Foto: TRE-SC

"Nesse período (1976 - 2020),em todas as eleições que houve no município,o candidato foi eleito vereador,o que supõe que desde 1976 até a presente data esteve ocupando cargo eletivo",diz o TRE-SC,em nota.

Além de Pitanta,outro político disputava o posto de vereador mais longevo do Brasil. Também em Santa Catarina,Orvino Coelho de Ávila (PSD),de 69 anos,ficou para trás de Pitanta,em 2020,quando se elegeu prefeito da cidade de São José (SC),cidade vizinha a Palhoça. Orvino encerrou seu último mandato como vereador do município depois de 44 anos ininterruptos desde 1976. Ele vai tentar a reeleição em outubro.

(*estagiária sob supervisão de Luã Marinatto)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

Botafogo perde para Estudiantes em mais um jogo ruim sob comando de Paiva e com falha clamorosa de John

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap