Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Senado aprova reforma que faz do México o primeiro país do mundo a implementar eleição popular de juízes

2024-09-11 HaiPress

Trabalhadores do Judiciário e estudantes seguram bandeira gigante enquanto bloqueiam as ruas próximas à antiga sede do Senado mexicano — Foto: Rodrigo Oropeza / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/09/2024 - 04:05

Senado do México aprova reforma para eleger juízes popularmente

O Senado do México aprovou reforma inovadora para eleger juízes popularmente,sendo o primeiro país a implementar. Votação ocorreu em sessão alternativa após invasão de manifestantes no plenário. Presidente eleita apoia a mudança na justiça.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O Senado do México aprovou nesta quarta-feira uma reforma constitucional que torna o país o primeiro do mundo a adotar a eleição popular de todos os seus juízes.

Contexto: Presidente eleita do México diz que proposta de reforma judicial incluirá eleição de juízes por voto popular

A reforma foi aprovada com 86 votos a favor,o equivalente a dois terços dos 127 senadores presentes na Câmara Alta,que é dominada pelo partido governista Morena e seus aliados,e 41 votos contra dos partidos de oposição.

No dia anterior,centenas de manifestantes invadiram a sede do Senado e obrigaram a suspensão do debate da reforma. Devido à invasão,o presidente do Senado,Gerardo Fernández Noroña,chegou a decretar um "recesso indefinido",convocando,pouco depois,nova sessão em uma sede alternativa.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cotação do Brent para entrega em janeiro sobe 0,95% para 75,63 dólaers

Ministro diz que fim de "fronteiras" só com passe intermodal nacional

Estudos sobre linha vermelha do metro esperados em dezembro, diz ministro

Wall Street mantém tendência de subida. Nasdaq e S&P500 renovam recordes

Eleição de Trump "não vai ter efeitos na decisão de politica monetária"

Paulo Macedo aceita convite para continuar à frente da CGD até 2028

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap