Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Rio de Janeiro, minha terra adotiva

2024-09-16 HaiPress

Pão de Açúcar ao amanhecer — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 16/09/2024 - 00:02

Autor premiado destaca potencial e desigualdades no RJ

Recém-homenageado com a Medalha Tiradentes pela Alerj,o autor destaca o potencial do Rio de Janeiro,ressaltando a importância de reduzir desigualdades. Como novo cidadão,pretende valorizar a criatividade das favelas e colaborar com a Cufa-RJ. Enfatiza a necessidade de cuidar das comunidades e preservar memórias,visando a um Rio de Janeiro como referência de saberes e potências.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Com alegria,recebi a notícia de que fui agraciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com a aprovação,na quinta-feira da semana passada,da concessão da Medalha Tiradentes.

Quiz: com qual candidato a prefeito você mais se identifica?

A medalha,maior homenagem do parlamento estadual,foi proposta pelo presidente da Alerj,deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil),a quem agradeço publicamente,assim como a todos daquela Casa que aprovaram essa reverência.

Faça o teste: você é de centro,direita ou esquerda?

Meu desejo,como novo cidadão do Rio de Janeiro,é que possamos reduzir as distâncias que separam os trabalhadores das riquezas e das oportunidades.

Mais Sobre Rio de Janeiro

Eleições RJ: Decisão judicial inédita tenta barrar candidatos do tráfico e da milícia

Afastado da toga,juiz da Lava-Jato cobra quase R$ 3 mil em curso à moda coach

Como novo morador e cidadão,acredito que o Rio,apesar de enfrentar adversidades como qualquer outro lugar do país,possui um potencial imenso. Como centro criativo e cartão de visitas do Brasil,o estado conta com ativos importantes para evoluir sem alimentar a gentrificação que,muitas vezes,lugares com grande potencial turístico acabam por reproduzir.

O Estado do Rio,que tanto tem contribuído para o país,precisa de um olhar carinhoso e cuidadoso em relação às populações das favelas,aproveitando o potencial criativo e inovador que existe nelas. Mesmo em situações adversas — marcadas pela ausência de políticas públicas,que resultam em exclusão e privações causadas pela violência e pela precariedade da mobilidade — existe uma enorme força a ser valorizada.

Aprender e colaborar são dois princípios que nortearão minha missão à frente da Central Única das Favelas (Cufa-RJ).

Os desafios são enormes,o que exige que somemos nossas experiências e aprendamos com quem já está na estrada. São 30 anos de vivências nas favelas,que nos permitem pensar formas de promover a sociabilidade com protagonismo,fortalecendo redes que garantam a preservação de nossas memórias,histórias e territórios.

O Rio de Janeiro,que produz tantos talentos e acolhe tantos saberes,me dá o privilégio de transitar pelos diversos ambientes de sua capital,uma cidade partida,para dialogar com setores privados e públicos,lideranças e figuras de destaque. São tanto famosos quanto anônimos,que sonham com um estado como um farol de saberes e potências.

Minha nova terra adotiva já entrega muito ao país. Espero ser recíproco e devolver em dobro toda beleza e criatividade inspiradora que venho recebendo por tantos anos aqui.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap