Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Antropólogo que transformou Medellín é atração de evento no Morro da Providência, para propor soluções para as favelas cariocas

2024-11-05 HaiPress

Menino olha para a cidade de Medellín de uma favela nos arredores da cidade colombiana — Foto: JOAQUIN SARMIENTO / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 04/11/2024 - 18:45

"Antropólogo de Medellín propõe soluções para favelas cariocas"

Antropólogo de Medellín apresenta soluções para favelas cariocas em palestra na Providência. Destaque para a redução da violência e melhorias na qualidade de vida. Importância do diálogo com moradores e colaboração entre comunidade,universidades e setor privado. Evento gratuito e aberto ao público.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O antropólogo colombiano Santiago Uribe,idealizador do Projeto Medellín,participa nesta terça-feira de uma palestra promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ),no Morro da Providência. O objetivo do encontro é discutir e propor soluções para as favelas cariocas,inspiradas na bem-sucedida transformação urbana de Medellín,que passou de uma das cidades mais perigosas do mundo a um modelo de urbanismo social reconhecido globalmente.

O evento,que conta com a parceria da Associação de Moradores do Morro da Providência e do projeto Arquitetos da Favela,é oportunidade para a comunidade e interessados no tema conhecer as experiências do antropólogo,que compartilha como intervenções arquitetônicas e sociais podem melhorar a qualidade de vida em áreas periféricas.

Uribe destaca a importância do diálogo com os moradores no planejamento urbano,afirmando que “a transformação social passa pela mudança das favelas,incluindo o diálogo com os moradores”. Segundo ele,a experiência de Medellín pode servir como um exemplo valioso para o Rio de Janeiro,ao fomentar um modelo de urbanismo que promova a inclusão e o desenvolvimento social.

A palestra,que começa às 9 horas,vai abordar a drástica redução dos índices de homicídio na cidade colombiana e os avanços em qualidade de vida,evidenciando o papel crucial do urbanismo social na revitalização de áreas marginalizadas. Uribe enfatiza que,através da colaboração entre comunidade,universidades e setor privado,é possível desenhar novas intervenções urbanas que beneficiem todos os cidadãos.

O presidente do CAU/RJ,Sydnei Menezes,reforça a relevância da presença de Uribe,destacando que sua experiência pode oferecer uma visão coletiva que inclui os moradores de favelas no planejamento urbano.

- É de uma importância enorme trazer essa visão inovadora para o nosso contexto - afirma.

A vice-presidente do CAU/RJ,Michelle Beatrice,complementa,ressaltando a necessidade de fortalecer laços entre a comunidade e experiências externas:

- Queremos que cada voz seja ouvida e respeitada,criando uma ponte que enriqueça a todos.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Por onde anda Bruno Spindel? Boto opta pela permanência do diretor de futebol no Flamengo, mas em outra função; entenda

Nova novela de Aguinaldo Silva será ambientada na mesma comunidade de outra trama do autor

'Por que não abordar como Game of thrones ou Succession?', diz diretor de série sobre grupo que elegeu últimos 3 presidentes do Flamengo

Brasileiros protestam em quatro cidades contra atrasos nos vistos para Portugal

Morre no exílio na Nicarágua o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes, condenado à revelia por corrupção

Protetor solar, leque, muita água e até ida a shoppings: veja como driblar o calor no Rio

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap