Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo garante que só vai alienar património sem aptidão habitacional

2024-11-08 HaiPress

Em resposta a questões colocadas pela deputada Marisa Matias (BE),Miguel Pinto Luz disse que "o Governo vai alienar todos os imóveis que não têm aptidão habitacional",como é o caso de edifícios históricos e escritórios.

 

O ministro - que está esta tarde a ser ouvido na Assembleia da República,em Lisboa,no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2025 -- garantiu,simultaneamente,que as receitas decorrentes da venda de património do Estado vão ser alocadas a habitação e não serão desviadas para outros fins.

Pinto Luz adiantou ainda que a Estamo,empresa de capital exclusivamente público responsável pela gestão,venda,arrendamento e promoção de ativos imobiliários não estratégicos do Estado,"já está a adaptar e a projetar imóveis com aptidão habitacional".

No dia 29 de outubro,o presidente da Estamo disse que a empresa pública está a trabalhar para transformar ativos que detém em imóveis de habitação,mas recusou dar mais detalhes sobre o que será feito.

"Existem vários [projetos na habitação],há trabalho já feito e outro que está em fase de conclusão. Não me compete a mim anunciar,mas estamos ativamente envolvidos e empenhados a trabalhar na mobilização de ativos para a habitação",disse António Furtado à Lusa.

A empresa pública (que integra a 'holding' estatal Parpública) faz a gestão e valorização de imóveis próprios (por exemplo,detém edifícios de hospitais,cadeias,ministérios e recebe rendas desses arrendamentos) e a gestão e administração de todo o património imobiliário público em nome do Estado. Em 2023,teve lucros de 43 milhões de euros.

A Estamo está a fazer o levantamento e registo dos imóveis propriedade do Estado português,que estima que ascendam a 60 mil.

Desde maio,a Estamo já inscreveu na plataforma SIGPIP 2.000 imóveis (inventariados,cadastrados e geolocalizados) e tem a meta de concluir esse trabalho até 2026.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap