Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Comissão Europeia atualiza previsões com trajetória de crescimento moderado

2024-11-15 HaiPress

Numa altura em que se aproxima o milésimo dia da guerra na Ucrânia,em que as tensões no Médio Oriente persistem e em que a Presidência dos Estados Unidos muda,o executivo comunitário apresenta na sexta-feira pelas 10h30 (hora local,menos uma em Lisboa) as projeções relativamente ao crescimento económico da zona euro e da União Europeia.

 

Apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) ter tido melhor desempenho do que o previsto no terceiro trimestre,de os números do emprego estarem em máximos históricos e de a inflação ter vindo a baixar,a Comissão Europeia vai manter a cautela,devendo,então,voltar a prever um crescimento 'contido' precisamente devido ao contexto geopolítico,que pressiona os preços da energia e as cadeias mundiais.

Isso mesmo antecipou o comissário europeu da Economia,Paolo Gentiloni,que no início do mês indicou que a instituição terá em conta as tensões geopolíticas e incerteza no consumo nas previsões macroeconómicas de outono.

"A economia da zona euro mantém-se numa trajetória de crescimento moderado. [...] Os números do terceiro trimestre foram melhores do que o previsto,especialmente para países como a Alemanha,a França e a Espanha,mas o crescimento mantém-se globalmente baixo",disse,na altura,o responsável europeu pela tutela.

O responsável recordou que "os últimos dados relativos ao emprego são igualmente positivos,com os mercados de trabalho a manterem-se historicamente fortes,e que a inflação aumentou ligeiramente,sem se esperar "um desvio substancial da trajetória" de redução.

"No entanto,as tensões geopolíticas e a incerteza pesam sobre o consumo,o investimento e o sentimento empresarial. A volatilidade dos preços da energia aumentou nas últimas semanas e a dinâmica do crescimento global e do comércio tem sido fraca",contextualizou ainda Paolo Gentiloni.

No final de outubro,o Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as estimativas sobre o crescimento da economia da zona euro,para 0,8% este ano e 1,2% no próximo.

Quanto a Portugal,o FMI estimou que a economia portuguesa cresça 1,9% este ano e 2,3% em 2025,projeções mais otimistas do que as do Governo português.

Nas anteriores previsões económicas da Comissão Europeia,as de primavera divulgadas em maio passado,a instituição estimou para a zona euro um crescimento de 0,8% do PIB este ano e de 1,4% em 2025,o que compara com uma anterior projeção,de inverno publicada em fevereiro,de 0,8% do PIB este ano e 1,5% do PIB em 2025.

Para Portugal,nas projeções de primavera publicadas em maio,Bruxelas previu um crescimento económico de 1,7% este ano e 1,9% no próximo,taxas acima da média da zona euro e impulsionadas pelo consumo privado e pelo investimento.

Já nas estimativas de inverno,divulgadas em fevereiro passado,Bruxelas havia previsto que o PIB português crescesse 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025.

A Comissão publica todos os anos duas previsões macroeconómicas completas,no outono e na primavera,e uma atualização do crescimento e da inflação no inverno.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap