Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional?

2025-01-03 HaiPress

Crianças e adolescentes com menos de 18 anos também podem emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) — Foto: Divulgação/Detran-RJ

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 02/01/2025 - 16:11

"Carteira de Identidade Nacional unifica RG e CPF com emissão gratuita e QR Code até 2032"

Governo brasileiro acelera emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN),que unifica o RG com o CPF. Emissão gratuita,pode incluir outros documentos,como CNH,e terá QR Code. A obrigatoriedade é a partir de 2032. Até lá,espera-se emitir 130 milhões de CIN.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

um ano,o governo brasileiro lidera uma verdadeira força-tarefa,junto aos estados e ao Distrito Federal,pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento,com a primeira versão em papel gratuita,unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do CPF,além de estar disponível on-line e com QR Code na conta gov.br. Confira abaixo o que é preciso para tirar o novo documento de identificação.

130 milhões até 2026: Governo quer acelerar emissões da nova Carteira de Identidade NacionalImposto de Renda: Recibo médico agora só poderá ser eletrônico,pelo aplicativo da Receita

Documentos necessários

O cidadão que quiser obter a nova Carteira de Identidade deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento,seja em formato físico ou digital.

É possível,ainda,inserir números de documentos na CIN,como a Carteira de Motorista,Número de Identificação Social-NIS,entre outros. Para isso,a pessoa deve comprovar a custódia do que desejar colocar.

Onde emitir

A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos estados e do DF. Em seu portal oficial,o governo oferece uma lista de links para agendamento por localidades.

Filé mignon do setor: Mubadala compra mais uma faculdade de medicina no Brasil

Não é necessário emitir a CIN na Unidade Federativa em que o cidadão nasceu ou reside.

Serviço gratuito

A primeira via da CIN e as renovações,em papel e em formato digital pelo aplicativo gov.br,são gratuitas,de acordo com a Lei 7.116/83. A segunda via,porém,é paga e a taxa varia de estado para estado.

PIS/Pasep: 141 mil trabalhadores não sacaram benefício; saiba o que fazer

Caso o cidadão deseje a opção em policarbonato (plástico),haverá cobrança por parte do órgão emissor.

Vantagens

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos promete impulsionar a emissão da CIN,tida como uma virada de chave para redução de fraudes e golpes,além de representar avanços econômicos e de políticas públicas no país.

Decisão: Governo irá ao STJ para permitir consignado do INSS logo após a concessão da aposentadoria

Mais de 17,3 milhões de unidades já foram emitidas,e a projeção da Secretaria de Governo Digital (SGD) é que até o fim de 2026 cerca de 130 milhões de brasileiros a tenham em mãos e na nuvem — quase dois terços da população.

A ideia de um único número e modelo de documento de identificação para os 27 estados é que seja o pontapé inicial para a criação de um banco de dados robusto da população,que permita fazer cruzamentos de dados que tornem as políticas públicas e os benefícios sociais mais eficazes.

Obrigatoriedade até 2032

A CIN passa a ser obrigatória a partir de fevereiro de 2032,e pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento. Ela vai substituir definitivamente o antigo RG (Registro Geral),com mudanças entre as duas versões,como a troca da digital do polegar por um QR Code.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap