Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Disparada do dólar pode gerar reajustes de até 10% no preço de produtos no comércio

2025-01-10 HaiPress

Trabalhadores em loja de eletrodomésticos em São Paulo — Foto: Tuane Fernandes/Bloomberg

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/01/2025 - 22:10

Impacto da Disparada do Dólar nos Preços do Comércio: Aumentos de até 10% Esperados

A disparada do dólar deve levar a aumentos de até 10% nos preços do comércio,especialmente em produtos como proteínas e eletrônicos. A alta da moeda impacta fornecimento de alimentos e gera dificuldades para varejistas,que enfrentam negociações difíceis com fornecedores. O aumento dos preços,influenciado por diversos fatores econômicos,afeta o consumo e as estratégias das empresas para lidar com a situação.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A recente tempestade perfeita vivida pelas varejistas brasileiras está prestes a ter um novo capítulo. Além de lidar com a concorrência das estrangeiras,as altas taxas de juros e a escalada do dólar,as empresas se preparam agora para um repasse de preços que deve chegar a 10% no primeiro trimestre do ano,disseram pessoas com conhecimento do assunto sob condição de anonimato.

Perguntas e respostas: Entenda a nova regra da Receita Federal sobre transações acima de R$ 5 mil no PixLiquidez da Bolsa atinge menor nível em dólares desde 2018: queda preocupa investidores estrangeiros

Proteínas,software e monitores de computador são áreas específicas de preocupação,disseram as pessoas. Espera-se que os aumentos nessas categorias fiquem bem acima da inflação anual,esperada em 4,85%. O IBGE divulgará o número oficial nesta sexta-feira.

O dólar opera perto da máxima histórica,o que eleva os preços dos produtos importados para os brasileiros. A alta cambial também restringe o fornecimento de alimentos ao tornar as exportações mais atraentes do que as vendas para o mercado interno no caso dos grãos e das proteínas.

Uma seca severa também contribuiu para o aumento dos preços dos alimentos.

Varejo 'figital': Empresas fazem de tudo para o cliente comprar onde e quando quiser

1 de 6


Centro de Distribuição das Casas Bahia em Duque de Caxias,Imbariê — Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

2 de 6


Não é só o olho no olho. Vendedores na Arezzo usam um aplicativo que permite atendimento personalizado para facilitar vendas — Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

Pular

X de 6


Publicidade 6 fotos

3 de 6


Casa Riachuelo,de móveis e itens de decoração,ganhou dois pontos em formato 'figital' em São Paulo e usa totens em lojas da rede — Foto: Divulgação

4 de 6


Centro de distribuição do Magazine Luiza em Louveira (SP) — Foto: Leandro Fonseca / Divulgação

Pular

X de 6


Publicidade

5 de 6


Centro de distribuição do Mercado Livre,em São Paulo; aumento nas vendas pela internet — Foto: Caio Guatelli / Agência O Globo

6 de 6


A marca de roupas masculinas Foxton,do Grupo Soma,apostou em uma campanha de incentivo como saída para impulsionar o engajamento das vendas on-line. Pedro Soares (à direita) ganhou um iPhone e Luis Neri,um laptop — Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Pular

X de 6


Publicidade Estratégias de varejistas envolvem novos centros de distribuição,aquisição de empresas de logística,além de foco em tr

Este cenário desencadeou as negociações mais difíceis dos últimos anos entre as varejistas e os fornecedores,disse uma pessoa a par do assunto. As companhias procuram evitar aumentos bruscos de preços que assustariam ainda mais os consumidores,já sobrecarregados com a alta das taxas de juros no país.

IPVA 2025: desconto à vista ou parcelado? Calculadora do GLOBO mostra a melhor opção

As redes varejistas elevaram seus estoques para tentar,minimamente,conter o aumento de preços,segundo a pessoa,que pediu para não ser identificada por falar sobre discussões privadas.

“Os preços ainda deverão mostrar reflexo de uma economia muito aquecida”,disse Andrea Angelo,analista de inflação da Warren Investimentos. O estímulo governamental,o baixo desemprego,o choque cambial e os preços mais elevados das proteínas contribuem para um aumento dos preços,acrescentou ela.

As lojas brasileiras têm enfrentado dificuldades nos últimos anos,à medida que concorrentes estrangeiros bem capitalizados,como Amazon.com,MercadoLibre e Shein,fazem incursões no país. As ações de empresas varejistas de capital aberto,como o Carrefour Brasil,conhecido como Atacadão,e a Magazine Luiza ficaram muito atrás do desempenho do Ibovespa.

Espera-se que as empresas brasileiras comecem a divulgar os resultados do quarto trimestre no início de fevereiro e os números devem ser afetados pela estratégia adotada pelas companhias no fim no ano.

Veja as mudanças: Petrobras aumenta carga de trabalho presencial de funcionários

Os preços mais elevados dos alimentos podem provocar um aumento nas receitas de vendas de produtos alimentares,mas isso provavelmente irá drenar o consumo de setores discricionários,como os bens duráveis,de acordo com Danniela Eiger,analista da XP,também prejudicando os consumidores,disse ela.

“Com a restrição de renda pela inflação,acaba que o consumidor vai enchendo seus baldinhos de prioridade,como alimentação,saúde,transportes,energia elétrica”,disse Eiger. “Outros itens vão sendo impactados à medida que a renda vai ficando mais limitada.”

A situação é semelhante à de 2020,quando o câmbio também subiu acentuadamente e as varejistas tiveram que repassar seus principais aumentos aos consumidores. No entanto,o isolamento exigido pela pandemia ajudou a blindar as varejistas,já que que os consumidores desviavam os gastos com viagens e outras áreas para compras on-line.

Mas com a atividade econômica normalizada quase cinco anos depois,as empresas não obterão os mesmos benefícios desta vez.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap