Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Léo, zagueiro do Athletico-PR, é alvo de racismo durante clássico contra o Coritiba; veja vídeo

2025-01-26 IDOPRESS

O zagueiro Léo,vítima de racismo no clássico entre Athletico-PR e Coritiba neste sábado — Foto: Reprodução/Instagram

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/01/2025 - 18:15

Racismo em clássico de Curitiba: Zagueiro Léo insultado por torcedor rival

Durante clássico entre Athletico-PR e Coritiba,zagueiro Léo é vítima de racismo por torcedor rival. Insultos racistas foram proferidos ao jogador,recém-chegado ao time. Vídeo do incidente circula nas redes sociais. O caso ocorreu após expulsão de Léo no jogo. A situação gerou indignação e está em desenvolvimento.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O zagueiro Leonardo Pinheiro,mais conhecido como Léo Pelé,foi vítima de racismo neste sábado. O jogador,de 28 anos,participava de seu primeiro clássico contra o Coritiba,no estádio Couto Pereira,em Curitiba (PR),quando foi expulso da partida. Ao deixar o campo,o atleta,recém-contratado pelo Athletico Paranense,foi alvo de insultos racistas de um torcedor do Coxa. Em um vídeo,feito da arquibancada e divulgado nas redes sociais,é possível escutar a voz do homem que proferiu os xingamentos. O rosto dele,no entanto,não aparece nas imagens.

Na mira de clubes e seleções: Rafa Benítez estuda proposta do Botafogo mas ainda não tomou decisão,diz jornalLeia mais: Adson e Estrella passam por cirurgias no Vasco; saiba prazo de retorno dos jogadores

"Macaco não se cria no [estádio] Couto Pereira. Vai embora Léo Pelé,seu macaco. Seu preto,macaco do c******. Vai embora. Aqui não,seu macaco. Aqui não. Olha para cá,seu macaco,seu filho da p***",diz o rival.

Leo,zagueiro do Athletico-PR,é alvo de racismo durante jogo contra o Coritiba

O caso aconteceu por volta dos 29 minutos do primeiro tempo,quando Léo se envolveu em uma lance polémico com atacante Lucas Ronier e recebeu o segundo cartão amarelo. Ele já tinha recebido um cartão amarelo aos 11 minutos,em confusão com o centroavante Júnior Brumado na área athleticana.

Segundo informações da repórter Monique Vilela,Leo foi à delegacia registrar a ocorrência.

Essa não é a primeira vez que o Atletiba,apelido do clássico entre Athletico e Coritiba é marcado por um caso de racismo. Em 2023,dois torcedores do Coritiba imitaram um macaco em direção à torcida do Athletico nas arquibancadas do estádio,durante um duelo pelo campeonato brasileiro. O caso chegou a ser investigado pela Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe),da Polícia Civil do Paraná.

Voz contra o racismo

Apelidado de Leo Pelé por causa de sua semelhança física com o rei do futebol,o zagueiro foi revelado pelo Fluminense e também passou por São Paulo e,mais recentemente,pelo Vasco. Por diversas vezes o defensor já se posicionou contra o racismo. No passado ele afirmou já ter sido vítima de ofensas raciais.

Ano passado,na época das comemorações do centenário da Resposta Histórica — quando o Vasco se recusou a excluir atletas negros de sua equipe,conforme havia solicitado a federação de futebol do Rio da época — Leo chegou a afirmar que sentiu sua vida "entrelaçada com a história do Vasco". Ao ler a carta da Resposta Histórica,redigida pelo presidente cruzmaltino de 1924,José Augusto Prestes,o jogador disse que "se segurou para não chorar"

— Li a carta todinha e voltei em três palavras que estavam escritas ali: digno,lutaram,vitórias. Irmão,tu percebeu que,sem a Resposta Histórica do Vasco,talvez não existiria o Pelé? Ou Leônidas,Garrincha,Romário,Ronaldo,Ronaldinho,Rivaldo,vixe… É infinita a lista de pretos de origem humilde que fizeram a gente ser o que é — disse o jogador em depoimento ao "The Players Tribune".

Vasco se manifesta em repúdio

Horas após a partida,o Vasco,clube que Leo defendia até o ano passado,publicou uma nota de repúdio nas suas redes sociais. Confira:

"O Vasco da Gama manifesta seu total repúdio aos atos de racismo dirigidos ao atleta Léo durante a partida entre Coritiba e Athletico Paranaense na tarde de hoje (25/01).

Em 126 anos de história,lutamos contra o racismo e elitismo. Reafirmamos,portanto,que não há espaço para preconceito no esporte ou na sociedade. Exigimos a identificação e punição dos responsáveis por esses atos.

Seguiremos firmes na defesa da igualdade,da justiça e da dignidade humana".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap