Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Vice-presidente do PT denuncia Anielle Franco por suposto funcionário fantasma: 'Essa gente virou santo de bordel'

2025-02-18 HaiPress

Washington Quaquá,vice-presidente do PT,e a ministra Anielle Franco — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/28-02-2024 e Cristiano Mariz/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/02/2025 - 18:22

Vice-presidente do PT acusa ministra de funcionário fantasma

O vice-presidente do PT,Washington Quaquá,denuncia a ministra Anielle Franco por suposto funcionário fantasma. Ambos trocam acusações na Comissão de Ética do partido. Anielle nega irregularidades e critica a postura de Quaquá. O embate inclui defesa dos irmãos Brazão e envolve o assassinato da vereadora Marielle Franco. O funcionário em questão,Alex da Mata Barros,teria atuado tanto na prefeitura de Maricá quanto no Ministério da Igualdade Racial. Ministério nega indicação de Anielle.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Um dos vice-presidentes nacionais do PT e prefeito de Maricá (RJ),Washington Quaquá afirmou que irá denunciar a ministra da Igualdade Racial,Anielle Franco,ao Conselho de Ética do partido nesta semana. O dirigente diz ter encontrado indícios de que a correligionária foi responsável pela indicação de um suposto funcionário fantasma no município durante a gestão passada. Anielle,por sua vez,nega qualquer irregularidade.

'Repugnante': Anielle reage após vice-presidente do PT posar com família dos Brazão e defender inocência dos irmãos'Tem gente na esquerda que nunca leu o processo': Quaquá comenta reação de Anielle após fala sobre inocência de Brazão

O episódio representa um novo capítulo no embate entre os dois petistas. Em janeiro,Anielle também afirmou que denunciaria Quaquá à mesma Comissão de Ética do partido por declarações do prefeito a respeito do assassinato de sua irmã,a vereadora Marielle Franco.

Quaquá relata,agora,ter sido avisado sobre a contratação de um funcionário fantasma a pedido de Anielle. Segundo ele,ao investigar o caso,descobriu que o indicado agia como um "consultor" de um projeto do ministério enquanto era nomeado em Maricá.

Bela Megale:Anielle aciona Comissão de Ética do PT contra dirigente que defendeu família Brazão

— Na esquerda e na direita essa gente virou santo de bordel. Isso tem tirado a credibilidade da política. Vou entrar com pedido na Comissão de Ética nesta semana e mostrar ao PT todos os indícios que já tenho — disse Quaquá ao GLOBO.

O funcionário citado por Quaquá é Alex da Mata Barros,lotado na autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Ele foi admitido no cargo no município em 1/6/2021 e deixou a posição de assessor especial no primeiro dia de 2025. O GLOBO não conseguiu localizar Barros para comentar a denúncia.

Após Quaquá defender inocência dos irmãos Brazão: Site do PT na Câmara publica texto com elogios

O vice-presidente do PT afirma que o servidor também prestou serviços para o Ministério da Igualdade Racial no período em que atuava na secretaria municipal. Ele foi contratado como consultor do Projeto Gente Negra “Reconstrução e Desenvolvimento” em maio de 2024.

Procurada pelo GLOBO,a pasta pontuou que a vaga de consultor foi oferecida pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (Banco CAF). "Esclarecemos que a ministra Anielle Franco não realizou indicações nem para a prefeitura,nem para a vaga de consultor oferecida pelo CAF",destaca a nota.

‘Desrespeitoso com a memória de Marielle e Anderson’: Janja reage após vice-presidente do PT posar com família Brazão

Ainda de acordo com o ministério,"o edital de seleção foi elaborado seguindo os critérios e padrões internacionais informados pelo banco". "O edital foi devidamente divulgado pelo site do Ministério da Igualdade Racial para conhecimento público e foram analisados currículos e propostas de candidatos que se inscreveram",prossegue o texto,acrescentando que "os selecionados têm experiência e capacidade técnica compatíveis com o cargo e prestam serviços conforme suas expertise e currículos".

'Surfar na onda da irmã assassinada'

Em janeiro,Anielle disse que acionaria o Conselho de Ética do PT contra Quaquá após uma postagem do prefeito ao lado de familiares de Domingos e Chiquinho Brazão. Os dois políticos foram presos no ano passado acusados como mandantes da execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Na ocasião,também nas redes sociais,a ministra da Igualdade Racial havia pedido para Quaquá "tirar o nome" da irmã "da boca". Anielle ainda classificou como "inacreditável" ver pessoas "se aproveitarem e usarem" o caso Marielle "sem qualquer responsabilidade".

Nesta segunda-feira,Quaquá voltou a tratar do tema. Ele disse que defende "não apenas a inocência dos irmãos Brazão",mas que acredita que o "processo é absurdo e sem provas".

— Para surfar na onda da irmã assassinada,como sempre fez,ela quis me denunciar,pedindo absurdamente uma Comissão de Ética por crime de opinião — disparou Quaquá.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap