Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Furacão? Tornado? Fotógrafo registra nuvem de formato raro no Paraná: 'Fiquei atônito quando vi tanta beleza'; fotos

2025-02-21 IDOPRESS

'Scud cloud' em Imbituva,no Paraná — Foto: Eduardo Matysiak/Arquivo pessoal

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/02/2025 - 21:29

"Nuvem 'scud' no Paraná: fenômeno curioso e inofensivo"

Um fotógrafo registrou uma nuvem rara no Paraná,conhecida como "scud cloud",aparentemente amedrontadora,mas inofensiva. O fenômeno ocorre devido à alta umidade e temperatura. Apesar de parecer tocar o chão,não representa perigo. Outro avistamento semelhante em Santa Catarina gerou curiosidade,mas a Defesa Civil esclareceu que não se tratava de um tornado.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Era uma "nuvem tocando no chão",descreve o fotojornalista Eduardo Matysiak,que se deparou com a cena inusitada na noite desta quinta-feira ao passar por Imbituva,cidadezinha com pouco menos de 30 mil habitantes no interior do Paraná. A imagem,conta ele,também poderia ser tomada como um redemoinho gigante,ou até um furacão.

Foto do Pão de Açúcar: ‘Me mandaram avisando que entrou em erupção’,diz Eduardo Paes Tormentas com raios: Nuvens de fogo se tornam mais comuns com mudanças climáticas

Trata-se,na verdade,de um fenômeno conhecido como "scud cloud". Apesar da aparência um tanto assustadora pela imponência,ele não oferece nenhum tipo de risco a quem o admira.

É um tipo de nuvem que não causa tempestades,tampouco está associado a outros episódios climáticos severos. Segundo metereologistas,seu surgimento acontece devido à alta umidade do ar combinada a elevadas temperaturas.

'Scud cloud' em Imbituva,no Paraná — Foto: Eduardo Matysiak/Arquivo pessoal

Como essas nuvens acabam ficando numa altura mais baixa,sob as outras,podem gerar uma espécie de ilusão de ótica,dando a impressão de que estão tocando o chão. Características do terreno também podem favorecer essa percepção.

— Muitas pessoas têm medo desse fenômeno raro,mas ele é inofensivo. Eu fiquei atônito quando vi tanta beleza — contou Eduardo Matysiak ao GLOBO.

No fim de janeiro,uma formação semelhante chamou a atenção no município de Faxinal dos Guedes,em Santa Catarina,também em meio a altas temperaturas. O registro virou assunto entre os moradores da região: "Mais alguém viu isso hoje?",perguntou uma página local no Instagram,compartilhando um vídeo do fenômeno.

Na ocasião,a Defesa Civil catarinense chegou a vir a público para prestar esclarecimentos e acalmar a população. A pasta reforçou que,embora muitas vezes sejam confundidas com tornados ou trombas d'água,as nuvens desse tipo realmente não configuram qualquer perigo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap