Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Carros elétricos: Barra recebe o primeiro eletroposto público da cidade

2025-02-24 IDOPRESS

Eletroposto. Estrutura conta com carregadores ultrarrápidos — Foto: Divulgação/Secretaria municipal de Desenvolvimento/Fernanda Rufino

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/02/2025 - 19:50

"Barra da Tijuca inaugura eletroposto público para impulsionar eletrificação da frota de veículos"

Barra da Tijuca inaugura primeiro eletroposto público na cidade,com capacidade para sete carros por vez e recarga de até 40 minutos. Iniciativa impulsiona a eletrificação da frota de veículos e integra programa da prefeitura do Rio e rede C40 Cities. Crescimento de 146% nas vendas de carros elétricos no Brasil.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O primeiro eletroposto público para veículos elétricos e híbridos começou a funcionar na semana passada,no canteiro central da Avenda das Américas,sentido Zona Sul,na altura do número 6.501,em frente ao condomínio Mandala. A iniciativa faz parte do Sandbox.Rio,programa da prefeitura do Rio que impulsiona a adoção de novas tecnologias e tem o apoio da rede de cidades C40 Cities.

'Meu primeiro sonho': jovem de comunidade do Leme troca bateria improvisada com tijolos,baldes e panelas por equipamento de verdade com ajuda da PMAcidentes,congestionamentos e bate-bocas: contra o caos no trânsito,moradores pedem que via de Vargem Pequena se torne mão única

O posto tem carregadores com potência de 500 kw,e a recarga custa R$ 2,50 por kW/h. Funciona 24 horas,em sistema de autoatendimento,tem carregadores ultrarrápidos Grid Zero,que operam sem conexão à rede elétrica,e pode receber até sete carros por vez. Dependendo do modelo do carro,a recarga completa pode durar até 40 minutos. Este é o primeiro de muitos eletropostos públicos,diz o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico,Osmar Lima. A empresa EZVolt está à frente da operação.

— O Rio vai liderar o desenvolvimento sustentável do país. A eletrificação da frota é parte importante disso,e ter uma rede de eletropostos é fundamental — diz Osmar Lima. — Esse primeiro eletroposto servirá como base para estudos que estamos fazendo,a fim de definir locais,número de eletrospostos e outros parâmetros para a criação de uma rede na cidade.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o país registrou a venda de 79.304 carros elétricos no primeiro semestre de 2024,um crescimento de 146% em relação ao mesmo período de 2023. Na cidade do Rio,há atualmente cerca de 2.500 veículos elétricos licenciados. A Barra da Tijuca concentra metade das estações de recarga de carros elétricos do Rio,segundo estudo da Universidade Veiga de Almeida feito no ano passado,sendo a maior parte em áreas privadas como condomínios e shoppings.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap