Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Contra a diminuição do home office, sindicato dos petroleiros convoca para greve na Petrobras

2025-02-25 HaiPress

Sede da Petrobras,no Centro do Rio — Foto: Adriano Ishibashi/Zimel Press

Enquanto a presidente da Petrobras,Magda Chambriard estava em Rio Grande (RS),ao lado de Lula,na cerimônia de assinatura do contrato para construção de quatro novos navios-tanque licitados pelo Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras,no Rio de Janeiro,o sindicato dos petroleiros convocava uma greve para esta quarta-feira,dia 26.

Será uma paralisação de um dia e somente dos funcionários administrativos da estatal. A categoria não quer trabalhar mais um dia nos escritórios da Petrobras.

Em 9 de janeiro,a Petrobras anunciou que,a partir de abril,todos os funcionários terão que passar dos atuais dois para três dias de trabalho presencial (os gerentes já estão nesta escala desde setembro passado).

Desde então a tensão só cresceu.

A regra só vale para os administrativos,pois os que trabalham em funções operacionais trabalham presencialmente todos os dias — inclusive o fizeram  também na pandemia.

De acordo com o sindicato," a direção da Petrobrás se recusa a negociar e impõe retrocessos que afetam diretamente novos empregados,PCDs e mulheres,prejudicando a qualidade de vida e a conciliação entre trabalho e vida pessoal." Em relação aos PCDs,a Petrobras informa que "a regra de trabalho 100% remoto para PCDs não foi alterada".

De qualquer forma,a expectativa é de adesão expressiva,a julgar pelas manifestações que ocorrem desde janeiro na porta  e no saguão da sede da Petrobras,no centro do Rio.  

(Atualização,às 20h49. A Petrobras enviou a seguinte nota: "A Petrobras confirma que recebeu ofício do Sindicato dos Petroleiros  do Rio de Janeiro,Sindipetro RJ,informando mobilização dos empregados administrativos lotados na cidade do Rio de Janeiro para greve no dia 26/02/2025. A companhia reitera que respeita o direito de greve e tem mantido diálogo aberto com as entidades sindicais sobre os ajustes ao modelo híbrido de trabalho acrescendo mais 1 dia ao trabalho presencial. Os mencionados ajustes,que serão implantados para todos os empregados de regime administrativo a partir de 7 de abril,visam aprimorar a integração das equipes e os processos de gestão,além de contribuir para a agilidade na entrega de importantes resultados para a companhia,que está em fase de crescimento de projetos. Alinhada ao Plano Estratégico,a Petrobras segue monitorando as tendências de mercado e evoluções dos modelos de trabalho,buscando compatibilizar as necessidades e desafios da empresa com os dos empregados.")

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

Botafogo perde para Estudiantes em mais um jogo ruim sob comando de Paiva e com falha clamorosa de John

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap