Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Apagão faz Chile decretar estado de exceção e toque de recolher

2025-02-26 IDOPRESS

Presidente do Chile,Gabriel Boric sobrevoa a capital,Santiago,durante apagão que atingiu grande parte do país — Foto: Presidência do Chile/AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/02/2025 - 21:38

Chile decreta toque de recolher após apagão: Ministra nega ataque à rede elétrica

Chile decreta estado de exceção e toque de recolher após apagão em massa. Ministra nega ataque à rede elétrica. Medida abrange norte e sul do país. População enfrenta dificuldades no transporte público em Santiago. Medidas visam garantir segurança durante corte de energia.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O governo de Gabriel Boric decretou nesta terça-feira estado de exceção e impôs um toque de recolher noturno em boa parte do Chile devido a um apagão em massa causado por uma suposta falha no sistema elétrico.

Departamento de Eficiência Governamental: grupo de 21 funcionários que trabalhavam para departamento de Musk se demite em protesto contra 'desmantelamento público'Vídeo: OTAN envia aviões de guerra para a Polônia após Rússia bombardear a Ucrânia com 267 drones

"Teremos um toque de recolher das 22h às 6h",informou em entrevista coletiva a ministra do Interior,Carolina Tohá. A medida faz parte do "estado de exceção por catástrofe" decretado pelo presidente Boric,acrescentou.

O anúncio abrange o norte e o sul do Chile,da região de Arica à de Los Lagos,respectivamente,onde vivem mais de 90% dos 20 milhões de chilenos. Essa ampla área está sem fornecimento de energia desde as 15h16 locais (mesmo horário em Brasília),segundo o Serviço Nacional de Desastres (Senapred).

A ministra descartou mais cedo que o apagão tenha sido causado por um ataque à rede elétrica. Com a ativação do estado de exceção,o governo chileno "busca garantir a segurança das pessoas,diante da possibilidade de o corte se prolongar".

Em Santiago,centenas de pessoas tiveram que ser retiradas do metrô. Dada a superlotação,o resto do sistema público parecia ter entrado em colapso.

"Eles nos deixaram sair do trabalho por causa do corte de energia,mas agora não sei como voltar para casa porque todos os ônibus estão lotados",disse à AFP Maria Angelica Roman,uma trabalhadora de 45 anos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

Botafogo perde para Estudiantes em mais um jogo ruim sob comando de Paiva e com falha clamorosa de John

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap