Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Busto histórico é furtado de praça na Tijuca

2025-03-12 HaiPress

Busto de Alfredo de Paula Freitas e sua placa foram furtados — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/03/2025 - 18:37

Furto de busto histórico na Tijuca destaca aumento do vandalismo

Na Tijuca,o histórico busto do educador Alfredo de Paula Freitas foi furtado na Praça Afonso Pena,revelando um problema crescente de vandalismo na região. Este não é um caso isolado; outros monumentos,como o de Francisco de Paula Mayrink,também foram alvo de furtos. Especialistas e moradores expressam preocupação com a preservação do patrimônio cultural e a impunidade. A Secretaria de Conservação busca reforçar a manutenção e segurança dos monumentos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Praça Afonso Pena,na Tijuca,foi alvo de mais um crime contra o patrimônio público. Na última semana,o busto do educador Alfredo de Paula Freitas foi furtado,junto com sua placa de identificação. O caso,denunciado por moradores,evidencia o avanço do vandalismo na região. Não é a primeira vez que a praça sofre esse tipo de ataque. O busto de Francisco de Paula Mayrink,que também fica no local,já teve peças furtadas em diferentes ocasiões.

'Ainda estou aqui': Bustos de Rubens Paiva viram pontos turísticos na Zona Norte; vídeoCultura: Filme sobre fome e desigualdade produzido por jovens cariocas chega a festival de cinema

A escultura de Alfredo de Paula Freitas,assinada pelo artista Benevenuto Berna,era composta por um bloco de granito em formato de livro,com a efígie do homenageado em bronze,circundada por uma coroa de louros. Na base,estava gravada a inscrição: “Alfredo de Paula Freitas,o Grande Educador,8-10-1935”.

O historiador Rafael Mattoso ressalta a necessidade de conscientização histórica e cultural:

— Monumentos como este são parte fundamental da memória da cidade e precisam ser preservados. A Praça Afonso Pena,com sua história desde o século XIX,tem sido alvo constante de vandalismo.

Os constantes furtos na praça preocupam moradores,que relatam um cenário crescente de degradação e abandono. Além dos monumentos,peças metálicas de mobiliário urbano têm sido levadas. Para a arquiteta e urbanista Leila Marques,moradora da Tijuca e conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ),a impunidade incentiva a ação dos vândalos.

A Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos informa que,ao registrar ocorrências de furtos e vandalismo contra monumentos,aciona as forças de segurança e providencia os reparos necessários. A pasta também destaca que gerencia o cronograma de limpeza e manutenção dos monumentos da cidade. Em 2024,40% do orçamento da Gerência de Monumentos foram destinados à recuperação de peças danificadas ou furtadas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST Lands in Costa Rica: Leading New Trend in Urban Mobility

SOUEAST Shines in the Dominican Republic: S06 Leads a New Trend in Mobility

Cinema chinês encontra o ritmo do samba - "Imagem do Templo do Céu" encerra com sucesso sua jornada em São Paulo

CGTN: How China, ROK leaders open new prospects for ties at Gyeongju meeting

How China is advancing a sustainable Asia-Pacific

BIFF encerra apresentação em São Paulo com sucesso, intercâmbio cinematográfico entre China e Brasil inaugura novo capítulo

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap