Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Médicos pedem que EUA revertam cortes de financiamento 'catastróficos' em medidas contra HIV

2025-03-15 HaiPress

Paciente mostra comprimidos do PrEP,medicamento que protege contra a infecção pelo HIV. — Foto: New York Times

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/03/2025 - 17:56

Cortes de Trump em financiamento ao HIV ameaçam luta global,alertam especialistas

Médicos e pesquisadores pedem que o governo Trump reverta cortes drásticos no financiamento de medidas contra o HIV,alegando danos catastróficos à luta global contra a doença. EUA,historicamente maior doador,reduziu ajuda internacional,ameaçando milhões de vidas. A iniciativa PEPFAR,essencial no combate ao HIV,foi severamente afetada. Cortes também impactaram testes médicos e instituições de pesquisa,resultando em demissões na Johns Hopkins. O governo justifica os cortes como medida de redução de gastos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Médicos e pesquisadores especialistas em HIV pediram ao governo Trump que revertesse seus cortes radicais no financiamento de medidas contra o HIV,alegando que eles estão "causando danos catastróficos" à luta global contra a doença.

Os Estados Unidos têm sido historicamente o maior doador mundial de assistência humanitária,mas o presidente Donald Trump reduziu a ajuda internacional desde que retornou à Casa Branca há menos de dois meses.

Os cortes tiveram um enorme impacto nos esforços globais para combater o HIV,a tuberculose,a malária e outros flagelos de saúde,colocando milhões de vidas em risco,alertaram organizações humanitárias.

Uma carta aberta ao Secretário de Estado dos EUA,Marco Rubio,assinada por centenas de médicos,pesquisadores e especialistas em saúde pública de alto nível,pediu que o governo mudasse de rumo.

"A menos que seja revertida,o desmantelamento da resposta à AIDS apoiada pelos EUA causará a morte de cerca de seis milhões de pessoas nos próximos quatro anos,décadas de progresso serão revertidas e o mundo enfrentará epidemias crescentes de HIV em todo o globo",dizia a carta,datada de quinta-feira.

Na segunda-feira,Rubio anunciou que 83% de todos os contratos da grande agência humanitária dos EUA,USAID,foram rescindidos.

Isso significa que uma iniciativa anti-HIV chamada PEPFAR,que é um dos esforços de saúde pública mais bem-sucedidos do mundo e salvou cerca de 26 milhões de vidas ao longo de duas décadas,foi "praticamente eliminada",dizia a carta.

Os cortes também interromperam imediatamente os testes médicos em todo o mundo,"deixando os participantes do estudo abandonados",dizia a carta.

Instituições de pesquisa foram despojadas de financiamento,equipe e independência política,acrescentou. A prestigiosa universidade americana Johns Hopkins anunciou na quinta-feira que demitiria mais de 2.000 funcionários por causa dos cortes da USAID.

Mesmo que os tribunais dos EUA eventualmente considerem essas decisões ilegais,"o sofrimento humano e a perda de vidas que estão acontecendo agora não podem ser revertidos",dizia a carta.

Entre os signatários estava a cientista francesa Françoise Barre-Sinoussi,que ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1983 por seu trabalho na identificação do vírus HIV.

O governo dos EUA disse que os cortes de financiamento tinham como objetivo reduzir gastos,enquanto o conselheiro bilionário de Trump,Elon Musk,se gabou de ter "colocado a USAID no caminho do triturador de madeira".

A carta foi publicada enquanto pesquisadores se reuniam para a Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em São Francisco.

Protestos foram realizados nos EUA na semana passada pedindo que as pessoas "Defendam a Ciência".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap