Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Ministro negocia com chineses expansão de investimentos na cadeia do lítio e baterias da BYD no Brasil

2025-04-21 IDOPRESS

lAlexandre Silveira se reuniu com o vice-presidente da BYD na América Latina,Oscar Su — Foto: MME/Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/04/2025 - 16:41

Ministro negocia expansão de investimentos da BYD no Brasil

O ministro de Minas e Energia,Alexandre Silveira,está em Shenzhen negociando com a BYD,gigante chinesa de carros elétricos,para expandir investimentos na cadeia do lítio e produção de baterias no Brasil. A BYD busca parcerias com empresas brasileiras,visando aumentar a exploração mineral e produção de baterias. A visita prepara terreno para uma futura parceria a ser assinada pelo presidente Lula,reforçando o Brasil como parceiro preferencial da China no setor energético.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O ministro de Minas e Energia,se reuniu neste domingo com o vice-presidente da BYD na América Latina,Oscar Su,para tratar sobre investimentos da empresa chinesa na produção de baterias e na cadeia do lítio no Brasil. O encontro ocorre em meio à guerra comercial e tarifária entre os Estados Unidos de Donald Trump e a China de Xi Jinping.

Silveira está em Shenzhen para tratar de aportes no setor elétrico brasileiro. Após se reunir com a BYD,gigante produtora de carros elétricos,o ministro afirmou ao GLOBO que os representantes chineses manifestaram a intenção de ampliar sua atuação no Brasil,inclusive atuando na exploração de minerais estratégicos e desenvolvendo a cadeia para a produção de baterias no país.

— O objetivo é aumentar o volume de concessionárias no Brasil,e o mais interessante: eles fizeram um compromisso de investir na cadeia mineral do Brasil. Se eles conseguirem fazer parceria com empresas nacionais no setor de mineração de lítio,eles vão fazer a cadeia produtiva de baterias no Brasil — disse Silveira.

A ida do ministro à China também é uma preparação da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,prevista para o próximo mês. Segundo Silveira,a intenção é que Lula assine um memorando de entendimento sobre a parceria para produção de baterias.

Além da produção de carros elétricos,a BYD também é líder global em sistemas de armazenamento de energia em baterias. O ministro diz que os chineses demonstraram apetite para investimentos para o setor no Brasil,principalmente tendo em vista que o governo deve realizar o seu primeiro leilão de baterias de armazenamento de energia no segundo semestre deste ano.

— Tanto eles quanto a Huawei demonstram um apetite de investir,o que for necessário. Eles querem fazer uma parceria nas renováveis e eles dizem que receberam a orientação do Xi Jinping,e o Brasil é o parceiro preferencial neste momento. Então,o apetite financeiro do setor produtivo nacional é total.

Desde sua chegada ao Brasil,em 2014,a montadora chinesa tem ampliado significativamente sua atuação. Atualmente,a empresa conta com sete fábricas em território nacional. Em 2023,foi iniciada a construção do Complexo de Camaçari (BA),que será a maior unidade da empresa fora da Ásia.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap