Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

2025-05-16 IDOPRESS

Plenário do Supremo Tribunal Federal,em Brasília — Foto: Rosinei Coutinho/STF/15-05-2025

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 15/05/2025 - 19:16

STF Avalia Indenizações por Perdas de Planos Econômicos dos Anos 80 e 90

O STF decidirá sobre a indenização por perdas inflacionárias de planos econômicos das décadas de 1980 e 1990,como Bresser,Verão,Collor 1 e 2. O julgamento,iniciado por ação da Consif em 2009,ocorre virtualmente até dia 23. Em 2018,um acordo indenizou poupadores,incluindo posteriormente o plano Collor 1 em 2020. O prazo do acordo,prorrogado por 60 meses,já expirou.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar a analisar nesta sexta-feira se deve ocorrer uma reposição pelas perdas ocorridas devido aos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990,conhecidos como planos Bresser,Collor 1 e Collor 2.

A ação que será julgada foi apresentada em 2009 pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif). Na época,a entidade pediu a suspensão das decisões judiciais concedendo a reposição,mas um pedido de liminar foi negado.

Fraudes em descontos no INSS: entidade adulterou documentos,diz testemunhaNegócio bilionário: Marfrig e BRF,dona de Sadia e Perdigão,anunciam fusão e formam gigante de proteína animal

O julgamento ocorrerá no plenário virtual,com início às 11h desta sexta-feira e previsão de término no dia 23. O relator atual é o ministro Cristiano Zanin.

Foi no âmbito dessa ação que o STF homologou,em 2018,um acordo entre representantes de bancos e poupadores que estabeleceu indenizações pelas correções da poupança ocorridas durante os planos.

INSS: Ministro da Previdência e Sergio Moro batem boca no Senado e trocam acusações em discussão sobre fraudes

Foram ressarcidas perdas na poupança durante a entrada em vigor dos planos Bresser (1987),Verão (1989) e Collor 2 (1991). O plano Collor 1 (1990),que confiscou a poupança,inicialmente ficou fora do acerto.

Depois,em 2020,foi homologado um aditivo no acerto,incluindo o Collor 1. Na época,houve a avaliação de que o número de adesões tinha sido menor do que o esperado. O acordo também foi prorrogado por 60 meses,prazo que terminou agora.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap